
O que é a ansiedade?
A ansiedade é uma preocupação excessiva com o futuro, a insegurança e medo de situações de perigo.
Os desafios que enfrentamos como finanças, saúde, relacionamentos, decisões que nos levam a ter crises de ansiedades e os sintomas variam entre físicos (taquicardia, falta de ar) e psicológicos (preocupação constante, medo, insegurança).
Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS a ansiedade é considerada o transtorno mental mais comum do mundo hoje.
Filipenses 4:6-7 Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplica, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.
Ansiedade à luz da Bíblia:
A Bíblia não ignora os sentimentos, mas nos ensina a como lidar com eles.
Muitos personagens bíblicos enfrentaram momentos de angústia:
Elias 1 Reis 19
Neste capítulo nos fala a história do profeta Elias, um dos maiores profetas do Antigo Testamento que após uma grande vitória espiritual recebeu ameaças de morte que o levou a um momento profundo de depressão.
Elias se sentiu sozinho, com medo e desmotivado. Ele fugiu para o deserto, sentou-se debaixo de um zimbro e pediu a Deus que tirasse sua vida, dizendo: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais 1 Reis 19:4.
Mas Deus, em sua misericórdia, não o repreendeu, mas cuidou dele com comida, descanso e Sua gloriosa presença.
Davi Salmos 42:11 Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.
Neste versículo mostra um diálogo do salmista consigo mesmo em um momento de tristeza profunda. Ele reconhece que sua alma está abatida, mas, em vez de se entregar ao desespero, escolhe depositar sua esperança para Deus.
Paulo 2 Coríntios 1:8-10 Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a nossa tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira agravados mais do que podíamos suportar, de modo tal que até da vida desesperamos. Mas já em nós mesmos tínhamos a sentença de morte, para que não confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos;
Essa passagem mostra que até os servos mais dedicados e fortes enfrentam tribulações além de suas forças, mas aprenderam a confiar profundamente em Deus.
Foi um momento tão difícil que eles acharam que iam morrer. Mas Paulo reconhece que essa situação serviu para levá-los a não confiarem em si mesmos, mas inteiramente em Deus, que tem poder até sobre a morte.
Como vencer a ansiedade com fé?
Através da Oração: Filipenses 4:6-7 Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.
Orando constantemente e entregando nossas preocupações a Ele.
A oração é uma pratica que deve fazer parte da nossa vida.
Através da oração a paz de Deus entra em nosso coração e nos traz tranquilidade e confiança.
Confiar que Deus está no controle de tudo: Romanos 8:28 Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Paulo afirma que todas as coisas, sejam boas ou ruins, estão debaixo do controle de Deus e Ele usa para cumprir um propósito maior na vida dos que O amam.
Dar prioridade ao Senhor: Mateus 6:33 Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Se colocarmos Deus no centro da nossa vida, Ele suprirá as necessidades.
Essa é uma direção prática para viver com menos ansiedade e mais propósito.
A presença de Deus traz paz: João 14:27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
A paz de Cristo é interior, constante e firme, mesmo em meio a dificuldades. Ela não depende das circunstâncias externas, mas da presença e do cuidado de Deus.
Como vencer a ansiedade com consciência?
Autoconhecimento: Entender suas fontes de estresse e gatilhos emocionais. Ao reconhecer o que causa, estresses, ansiedade e conflitos emocionais intensas em si mesmo, e ao identificarmos esses gatilhos, situações, palavras ou certos comportamentos passamos a ter mais controle sobre as nossas respostas, tendo mudanças de hábitos que irá melhorar os relacionamentos.
Isso é um passo essencial para o equilíbrio emocional.
Buscar ajuda quando necessário através de um profissional: Terapia, aconselhamento, apoio pastoral.
Hábitos saudáveis: Sono, alimentação, exercício físico, momentos de descanso, lazer e devocional.
Renovação da mente: Romanos 12:2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
O Senhor nos chama a transformar nossas mentes, ou seja, a renovar nossos pensamentos, atitudes por meio da Palavra de Deus.
Com certeza seremos capazes de discernir e viver a vontade de Deus, que é boa, agradável e perfeita.
Como fazer no dia a dia:
- Crie o hábito de orar antes de dormir e entregar as preocupações a Deus, depositando sua confiança no Senhor: Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança. Salmos 4:8
- Faça um Devocional pela manhã: Pela manhã ouvirás a minha voz, ó Senhor; pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei. Salmos 5:3
- Memorize versículos que fortalecem sua fé: De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Romanos 10:17
- Busque ajuda espiritual e profissional: Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Tiago 5.16
- Mantenha comunhão com pessoas que edificam sua fé: Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo. Gálatas 6.2
Medite também nesses versículos:
Salmo 94:19 Na multidão dos meus pensamentos dentro de mim, as tuas consolações recrearam a minha alma.
Isaías 41:10 Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.
1 Pedro 5:7 Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
Provérbios 12:25 A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra.
Mateus 6:25-34 – Jesus nos ensina a não nos preocuparmos com o amanhã.
Conclusão
A ansiedade pode nos paralisar e nos prejudicar, mas com fé em Deus e atitudes conscientes, é possível viver com paz, equilíbrio e esperança.
Jesus nos chama a descansar e confiar em seu cuidado.
Deus abençoe e Jesus te ama!❤️
Prª Sidinéia Malaquias
👉 Fale conosco: https://igbereana.com.br/conecte-se-conosco/
👉 Pedido de Oração: https://igbereana.com.br/pedido-de-oracao/


